Anterior Próximo Voltar para o início

Entenda as modalidades PGBL e VGBL

  1. 1. O que significa modalidade PGBL e VGBL?
  2. 2. O que é VGBL?
  3. 3. O que é PGBL?
  4. 4. Qual a diferença entre PGBL e VGBL?
  5. 5. E o que é o benefício fiscal?
  6. 6. Posso contratar um plano na modalidade VGBL se fizer declaração completa?
  7. 7. Se eu fizer previdência complementar, recebo também a aposentadoria do INSS?
<div><strong>Entenda as modalidades PGBL e VGBL</strong></div> Escolha um dos tópicos ou navegue pelas setas laterais

1. O que significa modalidade PGBL e VGBL?

Essas siglas representam as duas modalidades de plano de Previdência Privada existentes no mercado. É a opção que você escolhe no momento da contratação do plano de acordo com o seu perfil fiscal, ou seja, a modalidade varia conforme sua declaração de imposto de renda, seja ela completa, simplificada ou mesmo que você seja isento. As modalidades são PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

2. O que é VGBL?

É a modalidade indicada para quem não precisa fazer declaração de imposto de renda, ou faz a declaração simplificada e não contribui para o INSS. É indicada também para quem deseja diversificar seus investimentos ou para quem deseja aplicar mais de 12% de sua renda bruta anual na previdência, pois nesse caso, o imposto incide apenas sobre a rentabilidade alcançada com a aplicação dos valores depositados.

3. O que é PGBL?

Rubens escolheu esta modalidade, já que faz a declaração de renda completa e contribui para o INSS. A vantagem está no benefício fiscal do imposto de renda, que permite abater até 12% da sua renda bruta anual. Isto é, se você investir até 12% do que ganha no seu plano e informar esse valor na sua declaração, o valor será deduzido da base de cálculo do IR. Com isso, você paga menos imposto no ano em que investir na previdência. Para ter o benefício, o valor investido deve ser informado em sua declaração. No resgate, o IR incide sobre todo o valor resgatado (valor investido + rendimentos).

4. Qual a diferença entre PGBL e VGBL?

Os planos parecem iguais, mas há alguma diferença entre eles, a principal está no benefício fiscal. Com o PGBL do Rubens, é possível deduzir o investimento anual feito na previdência da base de cálculo da sua declaração, assim como é feito com despesas de saúde e educação. Com o VGBL, as contribuições não são deduzidas da base de cálculo, o imposto incide sobre a rentabilidade na saída dos recursos. Para o outro lado, no PGBL o imposto incide sobre todo o valor.

5. E o que é o benefício fiscal?

É um benefício oferecido em planos na modalidade PGBL, onde você pode deduzir os investimentos realizados em planos de previdência complementar, limitados a 12% de sua renda bruta anual. Isto é, se você optar por contratar o produto de Previdência da Caixa Seguradora na modalidade PGBL, irá usufruir do benefício fiscal, podendo pagar menos Imposto para o leão, como é o caso do Rubens, que aproveita o Benefício Fiscal pra ter mais um dinheirinho no bolso.

6. Posso contratar um plano na modalidade VGBL se fizer declaração completa?

Sim! Se você tem interesse em aplicar mais de 12% de sua renda bruta na previdência complementar, é recomendado contratar um plano na modalidade PGBL (para acolher o valor referente aos 12% da renda) e um plano VGBL (para acolher o restante dos recursos).

7. Se eu fizer previdência complementar, recebo também a aposentadoria do INSS?

Sim. O objetivo da previdência privada é complementar o benefício recebido pelo INSS, auxiliando na estabilidade financeira, mantendo assim seu poder de compra. Se, como o Rubens, você também quer ter uma aposentadoria tranquila, já está na hora de começar a investir.

Diferenças entre as modalidades

ModalidadePerfilBenefício fiscalTributação
RentabilidadeResgateAposentadoria

PGBL

Plano Gerador de Benefício Livre

 

Indicado para quem:

1) Faz a declaração completa do Imposto de Renda;

2) Contribui para a Previdência Social (ou Regime Próprio) ou é aposentado;

3)Pretende contribuir com até 12% de sua renda bruta anual em previdência complementar.

Os valores depositados podem ser deduzidos da base de cálculo do IR, em até 12% da renda bruta anual.

Diferentemente de outros investimentos, as contribuições em previdência não sofrem incidência de Imposto de Renda enquanto o dinheiro estiver investido. Assim, a reserva rende ainda mais ao longo do tempo.

No momento do resgate, todo o valor resgatado está sujeito a incidência de Imposto de Renda.

No momento do recebimento da renda, todo o valor recebido está sujeito à incidência de Imposto de Renda.




VGBL

Vida Gerador de Benefício Livre

 

Indicado para quem:

1) Faz a declaração simplificada do Imposto de Renda ou são isentos de IR;

2) Contribui ou não para a Previdência Social (INSS) ou Regime Próprio;

3) Pretende contribuir com mais de 12%* de sua renda bruta anual em previdência complementar.

Os valores depositados não podem ser deduzidos do Imposto de Renda.

­Diferentemente de outros investimentos, as contribuições em previdência não sofrem incidência de Imposto de Renda enquanto o dinheiro estiver investido. Assim, a reserva rende ainda mais ao longo do tempo.

No momento do resgate, apenas o rendimento (ganho de capital) alcançado no plano está sujeito a incidência do Imposto de Renda.

No momento do recebimento da renda, apenas o rendimento (ganho de capital) alcançado no plano está sujeito à incidência do Imposto de Renda.

IMPORTANTE:Para quem pretende destinar mais de 12% de sua renda bruta à previdência complementar, é recomendado contratar um plano na modalidade PGBL (para acolher o valor referente aos 12% da renda) e um plano VGBL (para acolher o restante dos recursos).

Central de Serviços e Relacionamento: 3004 4000 (Capitais e Regiões Metropolitanas com o custo de uma ligação local) e 0800 702 4000 (Demais Regiões do Brasil)
Assistência Dia & Noite e Sinistros: 0800 722 2492
SAC (Sugestões, Dúvidas, Reclamações e Cancelamentos): 0800 702 4280
SAC Youse (Plataforma Digital): 0800 730 9901
CAS (Central de Atendimento ao Surdo): 0800 702 4260
Ouvidoria: 0800 702 4240 Funciona de segunda a sexta - exceto em feriados nacionais - das 8h às 18h. Utilize esse telefone para reclamações não atendidas satisfatoriamente por meio dos demais canais ou para sugestões e elogios. Para agilizar seu atendimento, informe o número de protocolo fornecido por nossos canais de atendimento.

O grupo Caixa Seguradora reúne empresas de Seguros, Previdência, Consórcios, Capitalização, Saúde, Odontológico e Plataforma Digital Youse.

Formas de Pagamento

  • Débito em conta Caixa
  • Boleto

Certificados