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1. Relacionamento com o cliente
A Caixa Seguradora precisa manter um bom relacionamento com seus clientes. Isso implica em comunicá-los sobre promoções, novas oportunidades, lançamento de produtos, notícias e demais aplicações. Nos dias de hoje, além de todos os canais disponíveis, esse relacionamento também acontece por e-mail.
A Caixa Seguradora não solicita por e-mail a alteração de senhas nos serviços ao cliente ou atualizações de dados cadastrais. Suspeite imediatamente de qualquer e-mail que o leve a páginas que peçam senhas, número de certificados, CPF, CNPJ ou outras informações confidenciais. Caso receba algum e-mail com promoção ou serviço com qualquer uma dessas evidências, procure não abri-lo e exclua-o o mais rápido possível.
Somente enviamos e-mails com arquivos anexados no caso de compra de algum de nossos produtos. Enviamos ainda um e-mail de confirmação de cadastro ao realizar o 1º acesso no ambiente de Serviços ao Cliente, com intuito de validar os dados informados.
Os links em nossos e-mails sempre direcionam o cliente a um de nossos ambientes digitais: site, serviços ao cliente ou perfis oficiais da Caixa Seguradora no Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn.
1.1. Orientações
Caso outras pessoas em sua casa utilizem o computador, é importante que elas conheçam e sigam as orientações da Caixa Seguradora. Divulgue a seus parentes e amigos estas informações. A prevenção garante a sua segurança.
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2. Segurança nos e-mails
Todos os dias surgem na internet e-mails falsos que utilizam o nome dos bancos e dos principais portais que você utiliza, como os de lojas virtuais, antivírus, segurança, notícias, entre outros. O objetivo destes e-mails é obter as informações do usuário para utilizá-las de formas mal-intencionadas.
Empresas oferecem ofertas e serviços por e-mail, porém nunca fazem isto com preços muito baixos ou em condições extremamente vantajosas. Na dúvida, visite o site verdadeiro, aquele que você conhece. E-mails falsos são enviados pelos mesmos indivíduos que enviam SPAM (que significa mensagens em massa indesejadas), a partir de informações coletadas em portais públicos onde você informou o seu endereço de e-mail. Portanto, ao identificar um e-mail suspeito, descarte-o. Respondê-lo confirmará que seu endereço de e-mail é válido.
2.1. Orientações
- - Não abra e-mails de origem desconhecida. Há diversas mensagens, com conteúdo e remetentes aparentemente verdadeiros, que convidam ou induzem você a entrar em formulários suspeitos, instalar programas maliciosos, ou acessar páginas falsas que utilizam o nome e a marca das empresas que você conhece e confia. Essas mensagens podem conter vírus ou realizar a instalação de programas de captura de dados privados (pushing);
- - Não abra ou execute programas e arquivos anexados a mensagens de e-mail, mesmo que sejam aparentemente de pessoas e empresas de sua confiança. Muitas vezes, os remetentes verdadeiros são vítimas da ação de algum vírus e não sabem que estão enviando estas mensagens. Para se prevenir, verifique os programas e arquivos que são encaminhados em anexo com um antivírus atualizado;
- - Não envie e peça as pessoas de sua confiança que não mandem ou repassem mensagens de e-mail contendo SPAM. Estas mensagens são muito utilizadas para a propagação de vírus e cavalos de Tróia. Existem formas simples de reconhecê-las: seu conteúdo apresenta facilidades promocionais, propaganda duvidosa, curiosidades, mensagens de amizade, entre outros títulos, e sempre solicitam que você as envie para dez ou mais amigos para que algo de bom aconteça a você.
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3. Segurança na Internet
Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante pôr em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos e senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter na Web. É para ajudá-lo a lidar com isto que a Caixa Seguradora apresenta a você orientações para manter sua segurança na internet e em seu computador.
3.1. Orientações
- - Encerre a conexão dos portais que você acessa utilizando Logout, Sair ou equivalente, desta maneira você realmente estará finalizando o acesso.
- - Crie senhas utilizando letras, números e símbolos. Assim você diminui a chance de que elas sejam descobertas.
- - Mude a sua senha periodicamente. Você deve mudá-la com uma frequência média de 3 meses.
- - Cuidado com o download de arquivos. Verifique se o arquivo não possui alguma coisa estranha, como mais de uma extensão (por exemplo, musica.mp3.exe);
- - Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros. Muitas pragas utilizam estes meios para enviar links nocivos;
- - Evite acessar, realizar compras e informar dados pessoais em portais de conteúdo duvidoso;
- - Cuidado com anexos de e-mail;
- - Mantenha o seu antivírus atualizado;
- - Cuidado ao fazer compras na internet ou usar portais de bancos. Verifique se é um ambiente seguro;
- - Mantenha o seu sistema operacional e browsers atualizados;
- - Não revele informações importantes sobre você, mantenha sua privacidade na internet; *
- - Cuidado ao realizar cadastros, você poderá estar cedendo seus dados pessoais à pessoas mal-intencionadas.
Se proteger no mundo virtual é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das ciladas virtuais pode ser evitada se o usuário estiver atento.
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4. Segurança no seu computador
Computadores domésticos são utilizados para realizar inúmeras tarefas, tais como: transações financeiras, sejam elas bancárias ou compra de produtos e serviços; comunicação, através de e-mails e ferramentas de mensagem eletrônica; armazenamento de dados pessoais ou comerciais, entre outros.
Diversos problemas podem ocorrer caso você não se preocupe com a segurança do seu computador, como:
- - Suas senhas e números de cartões de crédito furtados e utilizados por terceiros;
- - Seus dados pessoais, ou até mesmo comerciais alterados, destruídos ou visualizados por terceiros;
- - Seu computador parar de funcionar por ter sido comprometido e arquivos essenciais do sistema serem apagados, entre outros.
E por que alguém iria querer invadir meu computador? Alguns destes motivos estão listados a seguir, como:
- - Utilizar seu computador em alguma atividade ilícita, para esconder a real identidade e localização do invasor;
- - Utilizar seu computador para lançar ataques contra outros computadores;
- - Utilizar seu disco rígido como repositório de dados;
- - Destruir suas informações (vandalismo);
- - Disseminar mensagens alarmantes e falsas;
- - Ler e enviar e-mails em seu nome;
- - Propagar vírus de computador;
- - Furtar números de cartões de crédito e senhas bancárias;
- - Furtar suas informações pessoais, como por exemplo, informações do seu Imposto de Renda.
4.1. Orientações
- - Mantenha o firewall ativado. Um firewall ajuda a proteger seu computador de pessoas mal-intencionadas que podem tentar excluir informações, causar uma pane em seu dispositivo ou até mesmo roubar senhas ou números de cartões de crédito. Certifique-se de que seu firewall esteja sempre ativado;
- - Mantenha seu sistema operacional atualizado. As atualizações de alta prioridade são críticas à segurança e à confiabilidade do seu computador. Elas oferecem a proteção mais recente contra atividades maliciosas online;
- - Use software antivírus atualizado. Vírus são tipos de software mal-intencionado contra os quais você precisa proteger seu computador. Você precisa de tecnologia antivírus para ajudar a evitar vírus, a qual deve manter sempre atualizada;
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5. Segurança em computadores públicos
Em ambientes onde pessoas tem acesso a computadores, seja de forma gratuita ou paga pelo tempo de utilização, o principal problema é não ter a certeza do que está instalado, se há o devido cuidado contra vírus, se o computador não foi invadido por vírus e está registrando suas ações ou mesmo se não há alguma pessoa mal-intencionada na mesma rede que você capturando os dados de quem trafega pela Internet.
Dessa forma, é necessário tomarmos alguns cuidados ao utilizar computadores em ambientes compartilhados como LAN Houses, bibliotecas, pontos de acesso e redes sem fio públicas, shopping e aeroportos, entre outros.
5.1. Orientações
- - Não acesse o seu Internet Banking, poiso computador pode estar infectado, alguém na mesma rede pode capturar seus dados ou a sessão pode não expirar e alguém tentar utilizar sua conta. Muitos bancos possuem mecanismos de segurança pra evitar o uso de outros computadores, entretanto isso também pode ser burlado temporariamente.
- - Evite acessar serviços que não possuam login seguro. Quando você acessa um e-mail ou outro portal que solicite o fornecimento de senhas, é comum o oferecimento de um login seguro, que nada mais é que utilizar o portal dentro de um ambiente criptografado. Você reconhecerá quando estiver num ambiente seguro, pois o endereço do portal começará com “https://” (note o “s”, de seguro, no final) e no canto inferior direito da janela de seu navegador, aparece uma figura de um cadeado fechado (se ele estiver aberto não adianta );
- - Acesse somente o necessário. Se for utilizar sua rede social preferida, faça de maneira segura. Cuidado com curiosos ao seu redor e não entre em portais que exigem senhas só por curiosidade ou para obedecer a um padrão de acesso. Descobre-se muitas informações pessoais de alguém só olhando o que ela acessou ou digitou;
- - Ao sair da máquina, apague seus rastros. Se você não sabe como apagar o cache do navegador, limpar seu histórico de navegação e excluir cookies, faça uma busca na Internet ou pergunte ao responsável pela LAN House (confira sempre). Antes de finalizar o uso do computador público, faça logoff (sair) de todos os serviços que utilizou com senha. Depois feche o navegador, todas as janelas . Abra de novo para conferir que sua sessão não será recarregada (alguns navegadores possuem essa opção).
Com essas orientações, sua navegação será mais segura. Quanto mais você puder dificultar a vida de ladrões de dados, melhor. Mesmo que isso lhe custe uns minutos a mais em cada navegação, você evitará o prejuízo de ter suas senhas roubadas, seus perfis invadidos ou mesmo sua conta bancária violada.