Microempreendedor
Individual

Anterior Próximo Voltar para o início

Como funciona o consórcio imobiliário?

  1. 1. O que é um consórcio?
  2. 2. Por que fazer um consórcio imobiliário?
  3. 3. Quero fazer um consórcio. Como funciona?
  4. 4. Quais as vantagens do consórcio imobiliário?
  5. 5. Quero construir uma casa. Posso fazer um consórcio?
  6. 6. Posso usar meu FGTS no consórcio?
  7. 7. Como saber se fui contemplado?
<strong><div>Como funciona o consórcio imobiliário?</strong></div> Escolha um dos tópicos ou navegue pelas setas laterais

1. O que é um consórcio?

É uma reunião de pessoas em grupo que contribuem mensalmente com uma quantia em dinheiro para um fundo comum. O Beto, por exemplo, acabou de se formar e acha que o consórcio é a forma mais fácil de realizar o sonho da casa própria. O tempo de contribuição e o número de cotas do grupo são determinados previamente.

2. Por que fazer um consórcio imobiliário?

O consórcio é uma forma simples e acessível de realizar o sonho da casa própria. Você compra, constrói, reforma e/ou amplia seu imóvel contribuindo mensalmente. Para o Beto, assim fica muito mais fácil aplicar o seu dinheiro.

3. Quero fazer um consórcio. Como funciona?

Funciona assim: você escolhe o que quer comprar e decide o valor da carta de crédito com parcelas que cabem no seu bolso. O Beto decidiu comprar um imóvel. Depois de ter adquirido uma cota em um grupo, ele já começou a torcer para ser contemplado em um sorteio. Ele também pode ofertar um lance fixo ou livre.

4. Quais as vantagens do consórcio imobiliário?

Assim como o Beto, você pode ter opções de cartas de crédito de R$ 70 mil a R$ 700 mil, com prazos de até 200 meses para pagar, conforme o valor da carta. E mais: ainda pode converter a carta de crédito em espécie, após 180 dias da contemplação e com a quitação do saldo devedor. Depois é só aproveitar do jeito que quiser.

5. Quero construir uma casa. Posso fazer um consórcio?

Sim, basta você possuir terreno próprio, urbanizado, quitado e livre de ônus. O Beto não possui um terreno, mas ele pode adquirir o terreno e construir com o mesmo crédito, o que também seria uma ótima opção.

6. Posso usar meu FGTS no consórcio?

Sim, para complementar o pagamento do bem adquirido com a carta de crédito de acordo com as regras do fundo. Também é possível, após a aquisição do bem, amortizar ou quitar o saldo devedor, ou ainda, pagar prestações, que também devem seguir as regras do fundo.

7. Como saber se fui contemplado?

Você pode acompanhar os resultados das assembleias nos Serviços ao Cliente, no site da Caixa Seguradora ou pelo atendimento eletrônico da Central de Relacionamento. O Beto está sempre de olho e na torcida.

Central de Serviços e Relacionamento: 3004 4000 (Capitais e Regiões Metropolitanas com o custo de uma ligação local) e 0800 702 4000 (Demais Regiões do Brasil)
Assistência Dia & Noite e Sinistros: 0800 722 2492
SAC (Sugestões, Dúvidas, Reclamações e Cancelamentos): 0800 702 4280
SAC Youse (Plataforma Digital): 0800 730 9901
CAS (Central de Atendimento ao Surdo): 0800 702 4260
Ouvidoria: 0800 702 4240 Funciona de segunda a sexta - exceto em feriados nacionais - das 8h às 18h. Utilize esse telefone para reclamações não atendidas satisfatoriamente por meio dos demais canais ou para sugestões e elogios. Para agilizar seu atendimento, informe o número de protocolo fornecido por nossos canais de atendimento.

O grupo Caixa Seguradora reúne empresas de Seguros, Previdência, Consórcios, Capitalização, Saúde, Odontológico e Plataforma Digital Youse.