O Programa Ambiental da Caixa Seguradora foi criado em 2009 para difundir e consolidar hábitos de consumo consciente entre colaboradores. As ações e diretrizes são monitoradas e divulgadas pelo Comitê de Sustentabilidade, formado por integrantes de diversas áreas da Empresa.
A empresa oferece lixeiras específicas para separação dos resíduos sólidos e promove campanhas internas educativas. Assim, plásticos e papéis são enviados para reciclagem e parte dos resíduos orgânicos é transformado em adubo pelo Serviço de Limpeza Urbana de Brasília.
Os colaboradores da Empresa são incentivados a descartar corretamente o lixo eletrônico de suas casas – na campanha de 2013, mais de 46 toneladas de computadores, televisores, baterias, disquetes e sucata foram encaminhadas para reciclagem e reaproveitamento.
Todos os malotes utilizados em suas filiais, parceiros e agências da Caixa são feitos de material oxibiodegradável e enviados mensalmente para reciclagem. Este componente se decompõe naturalmente entre um e dois anos. A empresa também mantém rigoroso controle de impressões: reduziu o número de folhas de papel de 4,8 milhões em 2009 para 1,5milhão em 2014.
A Caixa Seguradora também compensa todas as emissões de gás carbônico de sua matriz e tem o selo Carbon Free (livre de carbono). O programa Carbono Seguro, criado em 2008, protege florestas e mantem reservas de carbono em locais antes destinados à pecuária leiteira, em uma área preservada equivalente a 34 campos de futebol no estado de São Paulo.