Programas Socioambientais

Temos programas para compensar emissões de gás carbônico, incentivar a coleta seletiva e muitas outras campanhas educativas sustentáveis.

Nossas iniciativas são para cuidar do Brasil

Conheça um pouco mais sobre os programas da Caixa Seguradora

Imagem

O Programa Ambiental da Caixa Seguradora foi criado em 2009 para difundir e consolidar hábitos de consumo consciente entre colaboradores. As ações e diretrizes são monitoradas e divulgadas pelo Comitê de Sustentabilidade, formado por integrantes de diversas áreas da Empresa.

A empresa oferece lixeiras específicas para separação dos resíduos sólidos e promove campanhas internas educativas. Assim, plásticos e papéis são enviados para reciclagem e parte dos resíduos orgânicos é transformado em adubo pelo Serviço de Limpeza Urbana de Brasília.

Os colaboradores da Empresa são incentivados a descartar corretamente o lixo eletrônico de suas casas – na campanha de 2013, mais de 46 toneladas de computadores, televisores, baterias, disquetes e sucata foram encaminhadas para reciclagem e reaproveitamento.

Todos os malotes utilizados em suas filiais, parceiros e agências da Caixa são feitos de material oxibiodegradável e enviados mensalmente para reciclagem. Este componente se decompõe naturalmente entre um e dois anos. A empresa também mantém rigoroso controle de impressões: reduziu o número de folhas de papel de 4,8 milhões em 2009 para 1,5milhão em 2014.

A Caixa Seguradora também compensa todas as emissões de gás carbônico de sua matriz e tem o selo Carbon Free (livre de carbono). O programa Carbono Seguro, criado em 2008, protege florestas e mantem reservas de carbono em locais antes destinados à pecuária leiteira, em uma área preservada equivalente a 34 campos de futebol no estado de São Paulo.

A Caixa Seguradora e o Pacto Global

Pacto Global

Essa iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) mobilizar empresas do mundo todo por uma economia global mais justa, igualitária e inclusiva. Em 2008, nos comprometemos com os dez princípios definidos pelo Pacto Global e nos tornamos uma das 5,2 mil empresas participantes.

“”

Direitos Humanos

A Caixa Seguradora apoia e respeita a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente e assegura não participar na violação deles.

“”

Relações de trabalho

A empresa apoia a liberdade de associação de seus colaboradores e reconhece o direito deles à negociação coletiva, além de contar com mecanismos que impeçam qualquer tipo de discriminação no emprego. Trabalhamos também no sentido de abolir o trabalho infantil e todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

“”

Meio ambiente

Adotamos uma abordagem preventiva aos desafios ambientais (compensando nossas emissões de carbono, por exemplo) e também desenvolvemos, incentivamos e difundimos iniciativas e tecnologias ambientalmente amigáveis.

“”

Combate à corrupção

Por meio de nossa Auditoria Interna e do Canal de Denúncias, combatemos a corrupção e a fraude. Todas as denúncias recebidas são investigadas e, se comprovadas, as medidas necessárias são tomadas. Além disso, disseminamos a cultura de combate à corrupção entre todas as entidades e empresas com as quais nos relacionamos.

“”

Relatórios de sustentabilidade

Consolidando informações institucionais, financeiras e de sustentabilidade da Caixa Seguradora mostra em seus relatórios como atua na transformação social, ambiental e cultural do Brasil.

Quer ver mais detalhes sobre esse trabalho da Caixa Seguradora desde 2009? Baixe os relatórios.

Combate ativo à corrupção

A Caixa Seguradora é regida por princípios, valores e responsabilidades definidos em seu Código de Ética e Conduta e conta com ferramentas internas de combate à fraude e à corrupção.

Por isso, oferecemos um Canal de Denúncias aqui mesmo no site, com sigilo total de informações, para que qualquer pessoa possa denunciar atos ilícitos, fraude ou corrupção que envolvam a Empresa. As denúncias são investigadas pela Auditoria Interna e, se comprovadas, medidas cabíveis são tomadas.

Para saber mais sobre Prevenção à Fraude e à Lavagem de Dinheiro, baixe nossas cartilhas.

Ouvidoria 0800 702 4240. Reclamações em nível de recorrência ou sugestões. Os atendimentos neste canal serão acatados somente com o número de protocolo fornecido pelo SAC, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados nacionais.
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor (Informação pública, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e de serviços) – 0800-702-4280 e CAS – Serviço de Atendimento ao Surdo – 0800-702-4260.
O grupo Caixa Seguradora reúne empresas de Seguros, Previdência, Consórcios, Capitalização e Saúde.