Em ambientes onde várias pessoas têm acesso a computadores de forma gratuita ou paga (LAN Houses, bibliotecas, pontos de acesso e redes sem fio públicas, shopping, aeroportos), o principal problema é não ter a certeza do que está instalado, se há antivírus, se o computador não foi invadido por vírus e está registrando suas ações ou mesmo se não há alguma pessoa mal-intencionada na mesma rede que você capturando os dados de quem trafega pela Internet.Quando utilizar computadores em ambientes compartilhados, tome alguns cuidados:
- Não acesse o seu Internet Banking, pois o computador pode estar infectado, alguém na mesma rede pode capturar seus dados ou a sessão pode não expirar e alguém tentar utilizar sua conta. Muitos bancos possuem mecanismos de segurança para evitar o uso de outros computadores, entretanto isso também pode ser burlado temporariamente.
- Quando você acessa um e-mail ou outro portal que solicite o fornecimento de senhas, é comum o oferecimento de um login seguro, que nada mais é que utilizar o portal dentro de um ambiente criptografado. Você reconhecerá quando estiver num ambiente seguro, pois o endereço do portal começará com “https://” (note o “s”, de seguro, no final) e no canto inferior direito da janela de seu navegador, aparece uma figura de um cadeado fechado (se ele estiver aberto não adianta).
- Acesse somente o necessário. Se for utilizar sua rede social preferida, faça de maneira segura. Cuidado com curiosos ao seu redor e não entre em portais que exigem senhas só por curiosidade ou para obedecer a um padrão de acesso. Muitas informações pessoais são descobertas somente olhando o que ela acessou ou digitou.
- Ao sair da máquina, apague seus rastros. Se você não sabe como apagar o cache do navegador, limpar seu histórico de navegação e excluir cookies, faça uma busca na Internet ou pergunte ao responsável do local. Antes de finalizar o uso do computador público, faça logoff (saia de todos os serviços que utilizou com senha). Depois feche todas as janelas do navegador e abra de novo para conferir que sua sessão não será recarregada (alguns navegadores possuem essa opção).
- Quanto mais você puder dificultar a vida de ladrões de dados, melhor. Mesmo que isso lhe custe uns minutos a mais em cada navegação, você evitará o prejuízo de ter suas senhas roubadas, seus perfis invadidos ou mesmo sua conta bancária violada.